Revolution Slider Error: Slider with alias barra not found.
Maybe you mean: 'slider_home'

Globo Mar mostra o Stand Up Paddle na praia da Barra de Ibiraquera em Imbituba/SC

Nesta quinta-feira (14), o Globo Mar visita o belo litoral da Santa Catarina, um lugar perfeito para praticar o stand up paddle. Glenda Kozlowski embarca em um esporte diferente e radical.

O que a Barra de
Ibiraquera tem a mostrar!

A Praia da Barra de Ibiraquera fica 10Km ao norte da cidade de Imbituba – SC, cerca de 90Km ao sul da Ilha de Florianópolis.

É, com certeza, um dos balneários mais bonitos do litoral catarinense e brasileiro, visitado por turistas de todos os lugares do mundo, que encontram ali um lugar ideal para a prática de esportes – como Surf, Kitesurf, Windsurf e Stand up Paddle, ou apenas para descansar e aproveitar intensamente toda a beleza natural que o lugar oferece.

É ali, em meio a este paraíso, que fica a Pousada Lagoa Mar – a apenas 50 metros da lagoa, praia e restaurantes. Situa-se entre os Restaurantes “Da Barra” e “Tartaruga”.

Eventos que você só vê em Imbituba

WCT World Championship Tour – etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surfe

é em Imbituba que realiza-se todo ano a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surfe – WCT (World Championship Tour). Somente 3 estados já sediaram este evento sendo o Rio de Janeiro o detentor da maior parte com 14 vezes, seguido de Santa Catarina com 12 e São Paulo com 2 http://pt.wikipedia.org/wiki/ASP_World_Tour#WCT_no_Brasil. Da primeira vez que foi realizado em Santa Catarina, o WCT teve sua sede em Florianópolis na praia da Joaquina. Não tivemos muitas emoções pois, apesar de estar situada em uma ilha, Florianópolis não oferecia o clima necessário para a prática deste tipo de evento. Foi então que apareceu Imbituba, com seu potencial maravilhoso que une a paisagem bela e potentes ventos capazes de gerar as ondas necessárias.

De lá para cá, são 8 anos nas areias da praia da Vila em Imbituba (2003 – …). Nos meses de julho a outubro a região fervilha de pessoas do mundo inteiro para ver a disputa dos melhores surfistas do circuito mundial. Sem esquecer que há também, pelo fato da ótima condição do vento, a realização de campeonatos de Kite Surf. é possível ver praticantes a todo momento, mesmo na baixa temporada.

 

 

IWC – Ibiraquera Wave Contest – etapa brasileira de Windsurf, Kitesurf e mundial de Stand up Paddle

O Ibiraquera Wave Contest, único evento de vela no Brasil realizado há 16 anos consecutivos, consagrou-se como o campeonato brasileiro mais esperado do calendário do Windsurf e Kitesurf nas ondas, tendo revelado atletas como Kauli Seadi e Wilhelm Schurmann, ambos catarinenses. O IWC é sediado na praia da Barra de Ibiraquera, em Imbituba/SC, considerado o melhor local do país e um dos melhores do mundo, para a prática do Windsurf e Kitesurf nas ondas. A edição de 2007 do Mundial da PWA foi realizada na Barra de Ibiraquera, onde se localiza a Escola de Wind e Kitesurf Kauli Seadi.

 

Baleias Francas

Clientes interessados podem pedir mais informações na recepção da pousada.

Em setembro de 1998, após uma campanha popular liderada pelo Projeto Baleia Franca e empresários locais, a Prefeitura Municipal de Imbituba decretou o Tombamento Histórico do sitio do Barracão da Baleia, e Lei Municipal posterior, que transferiu o sitio ao Projeto com vistas à sua restauração. Com a ajuda da comunidade e dos antigos caçadores que participaram das atividades de captura e processamento das baleias, o Barracão foi reconstruído e hoje sedia o Museu da Baleia, primeiro da América do Sul a reunir informações sobre a saga das baleias, sua matança e luta pela sua preservação.

Graças aos esforços do Projeto Baleia Franca, um dos mais importantes projetos brasileiros de conservação marinha, o município de Imbituba é reconhecido como a capital brasileira das baleias. As baleias francas têm aqui sua mais importante área de reprodução em águas brasileiras, o que foi constatado nos quase 25 anos de pesquisas contínuas do Projeto, que promoveu o início do turismo de observação de baleias como alternativa econômica para a região no inverno. Também graças ao Projeto, Imbituba sedia a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, uma Unidade de Conservação Federal com cerca de 156.000 hectares destinada a proteger a espécie e os ambientes costeiros, criada em 2000 a partir de proposta do Projeto.

São mantidos pelo Projeto Baleia Franca duas estruturas de visitação pública para receber o turista que vem à região no inverno para ver as baleias: o Museu da Baleia de Imbituba, localizado na praia do Porto e único no gênero na América do Sul, sediado numa reconstrução histórica da última estação baleeira do sul do Brasil; e o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, localizado na praia de Itapirubá, a 11 km do centro urbano. Imbituba tem condições ideais para a observação das baleias a partir de terra, já que entre julho e novembro é possível vê-las a até 30 metros das praias e costões rochosos. As muitas trilhas costeiras prestam-se ao desenvolvimento do ecoturismo. é preciso, entretanto, que sejam tomadas medidas urgentes para frear a depredação criminosa do patrimônio natural do município, que ocorre principalmente pela urbanização irregular e descontrolada.

Festa Nacional do Camarão

O evento tem uma dimensão enorme na cidade e envolve toda a comunidade, estimula a produção de camarão, conscientização a população e visitantes sobre a preservação das espécies e dá uma guinada no turismo. Pela época do Festival do Camarão, nos restaurantes e no “Camaródromo”, espaço onde acontece a programação da festa, o visitante pode chupar os dedos saboreando diferentes pratos típicos e experiências culinárias feitas com o crustáceo. Tem de tudo mesmo, torta de camarão, mujica de camarão, creme de camarão, mousse de camarão, camarão na brasa, caldeira de pitu, rabinho de camarão, camarão no bafo etc. E o pobre e devorado camarão ainda serve de acompanhamento para a cachaça, pro açaí…

Haja Camarão!!!